Última Edição

Guia de Direitos das Trabalhadoras Domésticas

Vol. 3 – 1ª Edição

Essa edição Boletim do Observatória dos Direitos e Cidadania da Mulher da F&F Advogadas é dedicado as Empregadas Domésticas. Elaboramos um GUIA DE DIREITOS dirigido a essas trabalhadoras para contribuir com o entendimento das mudanças ocorridas depois da aprovação da Emenda Constitucional 72/2013 e da Lei Complementar 150 de 2015, que ficou conhecida como“ PEC das Domésticas”. As conquistas de direitos trabalhistas são resultado de mais de cem anos de luta das trabalhadoras domésticas para serem reconhecidas e para que seus direitos fossem equiparados aos direitos das outras categorias de trabalhadores. Essa trajetória de luta foi historicamente protagonizada por mulheres. Atualmente 96% das trabalhadoras domésticas no Brasil são mulheres, sendo a maior parte delas mulheres negras.

DO QUE ESTAMOS FALANDO

Veja o vídeo Trabalho Doméstico da Série Mulheres Trabalhando

https://vimeo.com/6052321

Baixe o PDF
Edições Anteriores
Leia Aqui
Expedientes
Revista Observatori@ de Direitos e Cidadania da Mulher
Edição atual:Vol 3, 1a edição- Guia de Direitos das Trabalhadoras Domésticas, 2018
Edições anteriores: Vol 2, 1a edição- Especial Mulheres nas Universidades, impacto da violência de gênero nas estudantes.Vol 1, 1 edição - Especial México. Pensamento Feminista na América Latina: mapeamento interativo com outras perspectivas
Periodicidade: anual
Responsável: Observatóri@ dos Direitos e da Cidadania da Mulher
Edição Geral e Pesquisa: Juliana Mercuri, Mariana Fideles, Andreza Delgado e Tatiana Dias
Revisão: Léia Almeida
Projeto Gráfico e Diagramação: Silvana Martins.
Endereço: Praça Santo Epifânio, 243, Vila Indiana, São Paulo - SP
e-mail: observatoriadcm@gmail.com
Site:www.observatoriadcm.com.br

Sumário dessa Edição

Dados: emprego doméstico no mundo

Entre meados dos anos 1990 e 2010, houve um in- cremento de mais de 19 milhões de trabalhadores domésticos - muitos migrados de outros países em busca de trabalho.

Emprego Doméstico

A Lei Complementar no. 150/2015 modificou o conceito legal de em- prego doméstico tendo como refe- rência os critérios de diferenciação já utilizados em decisões judiciais de processo trabalhistas.

Guia de direitos para empregadas

Esta Lei trata do contrato de trabalho doméstico, alterando leis anteriores. Com a aprovação da Lei Complementar no 150, de 2015, que regulamentou a Emenda Constitucional n° 72, os empregados domésticos passaram a gozar de novos direitos. Listamos todos os direitos que devem ser garantidos às empregadas domésticas.

Instrumentos de Apoio

O(A) empregador(a) é quem paga o benefício à empregada domés- tica e abate o valor pago, quando do recolhimento dos tributos devi- dos por ele. A compensação dos valores pagos a título de salário- -família será realizada diretamente no Módulo Doméstico do eSocial no momento de preenchimento da folha de pagamentos do mês.

Não Perca!

A edição especial que complementa esse Guia, contará com o histórico e personagens da luta das trabalhadoras pela garantia de direitos e relatos de domésticas brasileiras aqui e no exterior.

Resumo

Essa edição Boletim do Observatória dos Direitos e Cidadania da Mulher da F&F Advogadas é dedicado as Empregadas Domésticas.

zap zap das domésticas


O ZAP ZAP DAS DOMÉSTICAS é um canal de WhatsApp que compartilha com você

DOMÉSTICA, DIARISTA, CUIDADORA, BABÁ E CASEIRA – informações sobre direitos e segurança no trabalho.

Edições Anteriores

Boletim #1

Expedição México

Nessa edição apresentamos os destaques da nossa expedição ao México, em maio de 2016.

Boletim #2

Mulheres na Universidade

Nas ultimas décadas o acesso das mulheres à universidade foi ampliado e atualmente somos maioria nas instituições de ensino superior.